30 Nov Como criar apelo à ação no Facebook
O Facebook permite-lhe adicionar à página da sua empresa um apelo à ação. Um apelo à ação é um botão que encoraja os seus fãs a tomar uma determinada ação. Existem 9 botões diferentes que poderá adicionar à sua página: “Reserva agora”, “Ligar agora”, “Contacta-nos”, “Enviar mensagem”, “Usa a aplicação”, “Jogar”, “Comprar agora”, “Regista-te” e “Ver vídeo”.
Por exemplo, se tiver um hotel, decerto será vantajoso ter no seu Facebook um destaque, um botão que leve os seus fãs directamente para a sua página de reservas. Outro exemplo diz respeito a uma loja online. Se vender o seu produto através de uma loja online, por certo que também será vantajoso ter no seu Facebook um destaque, um botão que leve os seus fãs directamente para a página onde poderão adquirir o seu produto. Ainda outro exemplo: se tiver uma newsletter, poderá colocar no seu Facebook um botão que leve os seus clientes directamente para a página onde a podem subscrever. Poderá simplesmente colocar no seu Facebook um botão para os seus fãs entrarem directamente em contacto consigo, através de um formulário de contacto no seu site, por telefone ou por mensagem no Facebook.
Como criar apelo à ação no Facebook
1º. Depois de ter feito o login no seu Facebook, vá ao Facebook da sua empresa e clique em “Criar apelo à ação”.
2º. Escolha o tipo de botão que mais se adequa ao seu negócio. Para o nosso exemplo, iremos criar um apelo à ação para a página de um hotel. Portanto, escolhemos o botão “Reserva agora”.
3º. Depois de ter escolhido o tipo de botão mais adequado ao seu negócio, insira a informação correspondente. Na maior parte dos botões, terá que inserir o endereço do site para o qual será dirigido ao clicar no botão. Já no caso do botão “Ligar agora”, terá que inserir um número de telefone e, no caso do botão “Enviar mensagem”, não precisará de inserir nada, pois este apenas serve para os seus fãs enviarem uma mensagem para o Facebook da sua empresa.
Sendo o nosso exemplo sobre um hotel, iremos inserir o endereço para página de reservas do hotel.
4º. No fim de inserir todas estas informações, clique em “Criar”.
5º. Depois de clicar em “Criar”, aparecerá uma mensagem a informá-lo sobre promover o seu apelo à ação. Clique em “Agora não”.
Depois de seguir todos estes passos, a sua página já terá um apelo à ação. O Facebook permitir-lhe-à depois ver as estatísticas do mesmo. Para isso, clique no botão que criou e de seguida em “Ver estatísticas”. Aparecerá uma janela com um gráfico que lhe indicará quantos cliques fizeram no seu botão. Esta informação é muito útil para saber o sucesso do seu apelo à ação.