Como fazer download dos seus dados do Facebook

Como fazer download dos seus dados do Facebook

O recente escândalo do Facebook e da empresa Cambridge Analytica deixou muitos utilizadores da rede social preocupados com a privacidade dos seus dados. Resumidamente, esta empresa recolheu informação pessoal de mais de 50 milhões de perfis de Facebook de eleitores norte-americanos. Esta informação foi utilizada para construir um sistema para  influenciar os votos da população. A Cambridge Analytica foi contratada pela campanha de Donald Trump. É provável que a vitória de Trump nas eleições presidenciais de 2016 se tenha devido ao trabalho desta empresa.

No entanto, a Cambridge Analytica pode não ter sido um caso único de abuso dos dados do Facebook. Provavelmente, a informação pessoal de milhares de milhões de utilizadores do Facebook foi recolhida por outras empresas utilizando técnicas semelhantes. Sandy Parakilas, responsável por monitorizar as violações de dados por desenvolvedores de software externo no Facebook entre 2011 e 2012, revelou que “todos os dados que saiam dos servidores do Facebook para os desenvolvedores não podiam ser monitorizados pelo Facebook”, pelo que o Facebook “não tinha a mínima ideia do que os desenvolvedores faziam com os dados”. Questionado sobre o controlo que o Facebook tinha sobre esses dados, Parakilas respondeu: “Zero. Absolutamente nenhum. Depois dos dados saírem dos servidores do Facebook não havia nenhum controlo, e não havia conhecimento do que se estava a passar”.

Face a este escândalo, muitos os utilizadores gostariam de saber que informação o Facebook possui sobre eles. Neste artigo, iremos explicar como poderá fazer o download dessa informação.

Como fazer o download dos seus dados do Facebook

1º. Faça o login no Facebook e ir às “Definições”, ou clique directamente no seguinte link: https://www.facebook.com/settings.

2º. Clique em “Descarrega uma cópia dos teus dados do Facebook”.

Dados Facebook

3º. Clique em “Começar”.

Dados Facebook

4º. Insira a sua palavra-passe e clique em “Enviar”.

Dados Facebook

5º. Clique em “Começar o meu arquivo”.

Dados Facebook

6º. O Facebook irá preparar um ficheiro com todos os seus dados. Clique em “OK” para confirmar. Quando o ficheiro com os seus dados estiver pronto, irá receber um link para fazer o download no seu email.

Dados Facebook

7º. Clique no link que o Facebook enviou para o seu email.

Dados Facebook

8º. Clique em “Descarregar arquivo”.

Dados Facebook

9º. Insira a sua palavra-passe e clique em “Enviar”. O ficheiro irá começar a descarregar.

Dados Facebook

6º. Trata-se de um ficheiro compactado. Descompacte o ficheiro e abra o ficheiro index.html. Este ficheiro permite-lhe navegar por todos os dados que descarregou, não sendo necessário abrir as pastas e os ficheiros individualmente.

Dados Facebook

Entre os dados que o Facebook tem sobre si, irá encontrar: todas as suas relações; os seus contactos, obtidos a partir do seu telemóvel ou email; pedidos de amizade enviados, recebidos e recusados e a respectiva data; os seus amigos e a data em que começaram a ser amigos; publicações; imagens com os respectivos metadados; vídeos; eventos em que participou; registos da data, da hora, do browser e do dispositivo e do endereço de IP que utilizou cada vez que fez o login; o seu perfil publicitário, ou seja, os assuntos em que o Facebook pensa que você está interessado; os anúncios em que clicou; e todas as conversas que alguma vez teve, não só através do Facebook mas também do Messenger (incluindo as fotografias e vídeos que enviou). Se utiliza um Android, o Facebook poderá ainda ter um registo dos seus SMS e chamadas telefónicas. O Facebook armazena até vídeos que nunca chegou a publicar. Se fez várias tentativas até gravar o vídeo perfeito para publicar, o Facebook tem todas essas tentativas armazenadas. Por exemplo, a irmã da jornalista Madison Malone Kircher encontrou no seu arquivo do Facebook vários vídeos que pensava ter descartado antes de publicar a versão final no mural de uma amiga. Já Brittany Stephanis, uma colega de trabalho, encontrou mais de 100 vídeos no seu arquivo e afirma que só publicou publicamente um terço destes. Stephanis afirma que o seu arquivo contém vídeos que ela claramente nunca planeou partilhar com ninguém: “Existem vídeos de mim a ver os meus dentes”.