Saiba porque é importante fazer backups dos seus dados

Saiba porque é importante fazer backups dos seus dados

Fazer backups

Hoje em dia, o acesso contínuo à informação é fundamental para o bom funcionamento das empresas. O custo da indisponibilidade da informação é maior do que nunca, podendo atingir milhões de euros por hora em sectores estratégicos. Existem muitas ameaças à disponibilidade da informação, como, por exemplo:

  • Fogos
  • Explosões
  • Inundações
  • Terramotos
  • Tempestades
  • Tornados
  • Ciberataques (por exemplo, ransomware)
  • Roubo
  • Sabotagem
  • Erro humano
  • Falha de hardware/software

 

É fundamental que as empresas estejam preparadas para responder a qualquer um destes desastres. Os backups são a primeira linha de defesa contra a indisponibilidade da informação. Um backup é simplesmente uma cópia dos seus dados. Caso os seus dados se percam na sequência de um dos supramencionados desastres, e você fizer backups dos seus dados, poderá restaurá-los. No entanto, se você não fizer backups dos seus dados, poderá perder os seus dados para sempre. Recorde-se, por exemplo, das empresas que foram vítimas de ransomware e que tiveram de pagar o resgate: se estas organizações fizessem backups, não necessitariam de pagar o resgate para recuperarem os seus dados. E a sua empresa, faz backups? Em caso de um ataque de ransomware, conseguiria recuperar os seus dados a partir dos backups ou necessitaria de pagar o resgate? E no caso de qualquer um dos outros desastres, conseguiria recuperar os seus dados a partir dos backups ou iria perdê-los para sempre? Se respondeu que não a todas estas perguntas, a sua empresa necessita urgentemente de uma estratégia de backups.

Existem três tipos de backup:

  • Backup local: Um backup local consiste em fazer um backup para um suporte físico, como uma pen, um disco externo ou um dispositivo Network Attached Storage (NAS). Estes dispositivos são armazenados na empresa, juntamente com os sistemas que contêm os dados originais. Este tipo de backup é o que permite a recuperação mais rápida, mas é também o mais inseguro, pois os backups ficam armazenados no mesmo local que os dados originais. Se algum desastre (por exemplo, um fogo, uma explosão, uma inundação ou um roubo) danificar os sistemas com os dados originais e os backups, serão perdidos todos os dados.
  • Backup externo: Um backup externo consiste também em fazer um backup para um suporte físico, como uma pen, um disco externo ou um dispositivo Network Attached Storage (NAS). No entanto, os dados são armazenados num local no exterior da sede da empresa. Como os backups são armazenados num local no exterior da sede da empresa, mesmo que acontença algum desastre na empresa, os backups ficarão a salvo e será possível restaurar os sistemas. No entanto, se o desastre danificar tanto a sede da empresa como o local onde estão armazenados os backups, serão perdidos todos os dados.
  • Backup online (ou backup na cloud): Um backup online (ou backup na cloud) consiste em fazer um backup para um serviço online, que garante a disponibilidade total dos dados, pois o fornecedor do serviço tem centros de dados distribuídos por todo o mundo. Mesmo que um desastre danifique os sistemas com os dados originais, os backups locais e os backups externos, será possível restaurar os sistemas da empresa pois os backups não ficam fisicamente armazenados perto da sede da empresa. Este tipo de backup é uma forma económica de realizar um backup externo, pois transfere as questões de gestão do sistema (infraestrutura e pessoal) para o fornecedor do serviço, permitindo à empresa focar-se no seu negócio. No entanto, uma das principais desvantagens deste tipo de backup é que a velocidade da recuperação dos dados dependerá da velocidade da sua ligação à Internet. Outra desvantagem é que a segurança dos dados dependerá da segurança do fornecedor do serviço. No entanto, esta desvantagem poderá ser eliminada ao encriptar os dados antes de os enviar para o serviço de backup online. Se não se tiver este cuidado, um atacante que consiga comprometer os servidores do serviço de backup online conseguirá aceder aos seus dados.

 

A estratégia de backup ideal seria uma combinação de todos os três tipos de backup. A Microjovem poderá ajudar a sua empresa a desenvolver e implementar uma estratégia de backups para assegurar a disponibilidade dos seus sistemas e dados. Contacte-nos.