02 Nov Vantagens do Marketing nas Redes Sociais
O número de utilizadores das redes sociais não pára de crescer. Segundo um estudo do Eurostat, Portugal é o país da União Europeia em que as redes sociais são mais utilizadas. Em 2013, 70% dos utilizadores da Internet em Portugal utilizavam as redes sociais, um valor significativamente superior aos 57% da média dos 28 Estados-membros.
Quer seja uma empresa grande ou pequena, os seus clientes e potenciais clientes frequentam as redes sociais. Se a sua empresa ainda não está nas redes sociais, está a perder uma oportunidade de as pessoas o encontrarem. Estar presente nas redes sociais traz inúmeros benefícios para a sua empresa:
Aumenta a notoriedade da marca
A notoriedade de uma marca é a capacidade do cliente reconhecer e lembrar-se da marca. Quantas mais vezes as pessoas forem expostas à sua marca, maior será a sua notoriedade. Cada publicação que fizer nas redes sociais contribui portanto para a notoriedade da sua marca. O facto de a sua marca ter uma notoriedade elevada aumentará as probabilidades de que o cliente opte pelos seus produtos ou serviços quando encontrar a sua empresa através de uma pesquisa na Internet.
Aumenta a reputação da sua empresa
Ao publicar conteúdos sobre a actividade da sua empresa, terá a oportunidade de mostrar aos seus clientes e potenciais clientes que é especialista naquela actividade, pelo que os seus clientes verão a sua empresa como uma figura de autoridade na indústria em que opera.
Melhora o serviço ao cliente
Mesmo que disponibilize apoio ao cliente na sua empresa, por telefone ou por email, é importante comunicar com os seus clientes pelo método de comunicação que eles preferem. Nos dias de hoje, as redes sociais são um dos métodos preferidos.
Todas as interacções com clientes através das redes sociais são uma oportunidade para demonstrar a qualidade do seu serviço ao cliente.
Aumenta a lealdade dos seus clientes
Segundo a Universidade de Tecnologia do Texas, as empresas que participam nas redes sociais têm clientes mais leais. Um cliente leal é, basicamente, um cliente que lhe adquire um certo produto ou serviço regularmente, apesar dos esforços da concorrência para o tentar angariar.
Mais visitantes para o seu site
Se a sua empresa não está presente nas redes sociais, os visitantes do seu site estão limitados às pessoas que visitam o seu site directamente ou que chegam a ele através dos motores de pesquisa, partindo do princípio que tem uma boa estratégia de SEO implementada. Cada artigo, imagem ou vídeo que publicar é uma oportunidade de receber uma nova visita. Quanto maior for a qualidade do conteúdo que publicar, mais visitantes receberá e, quanto mais visitantes receber, maior será a probabilidade que alguém necessite dos seus produtos ou serviços.
Mais oportunidades de negócio
Cada visita que recebe, ao publicar novos conteúdos nas redes sociais, é uma oportunidade de negócio. As redes sociais permitem-lhe alcançar novos clientes, clientes actuais e até clientes antigos.
Search Engine Optimization
Participar nas redes sociais é uma imposição de qualquer boa estratégia de SEO. Apesar da actividade nas redes sociais não estar directamente relacionada com os resultados dos motores de pesquisa, participar nas redes sociais potencia os seus esforços de SEO.
Informação sobre os seus clientes
As principais redes sociais permitem-lhe obter informação útil sobre os seus clientes e potenciais clientes. Por exemplo, poderá saber o sexo, a idade, a localização e a língua das pessoas que gostam da sua empresa. Esta informação permitirá adequar a oferta de produtos e serviços da sua empresa aos mais interessados.
Poderá também ver em quais publicações os seus clientes e potencias clientes clicam mais. Assim ficará a saber que tipo de conteúdos as pessoas preferem, pelo que poderá focar a sua estratégia de marketing nas redes sociais no tipo de conteúdos que traz mais resultados.
Grátis
Se fizer a gestão da presença da sua empresa nas redes sociais dentro da própria empresa, não terá nenhum custo para além do seu tempo. Apesar de ser grátis, o marketing nas redes sociais é uma das mais eficazes formas de marketing.